📸 Créditos da imagem: Unsplash
Introdução
Medicamentos GLP‑1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, têm sido associados a efeitos colaterais cada vez mais diversos. Recentemente, estudos apontam que alterações nas unhas podem acompanhar a perda de cabelo em usuários desses fármacos.
Estudo sobre unhas
Um estudo apresentado no Congresso 2026 da European Academy of Dermatology and Venereology analisou 575 usuários de GLP‑1 e comparou com 1.300 participantes que não os utilizavam. Os resultados mostraram:
- 66% dos usuários relataram alguma alteração nas unhas, contra 53% do grupo controle.
- 39% dos usuários apresentaram descolamento das unhas, enquanto apenas 9% do controle.
- 46% dos usuários tiveram alterações de coloração, em comparação com 17% do controle.
Estudo sobre cabelo e couro cabeludo
O mesmo grupo investigou a saúde capilar. Metade dos usuários de GLP‑1 relatou queda de cabelo incomum, em contraste com 34% do controle. A perda de volume ou densidade capilar foi observada em 42% dos usuários, versus 19% do grupo não‑tratado. Também houve maior incidência de coceira, vermelhidão e descamação do couro cabeludo.
Limitações e recomendações
Os estudos são observacionais e dependem de relatos subjetivos, não provando causalidade. Além disso, a pesquisa ainda não passou por revisão por pares e contou com apoio de laboratórios dermatológicos. Por enquanto, não há motivo para interromper o tratamento, mas alterações persistentes devem ser avaliadas por um médico ou dermatologista.
📰 Leia a notícia completa em: Gizmodo »