Queda de cabelo era só o começo: usuários de Ozempic também relatam problemas nas unhas

📡 Fonte: Gizmodo 🏷️ Ciência 🤖 Auto
Queda de cabelo era só o começo: usuários de Ozempic também relatam problemas nas unhas

📸 Créditos da imagem: Unsplash

Introdução

Medicamentos GLP‑1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, têm sido associados a efeitos colaterais cada vez mais diversos. Recentemente, estudos apontam que alterações nas unhas podem acompanhar a perda de cabelo em usuários desses fármacos.

Estudo sobre unhas

Um estudo apresentado no Congresso 2026 da European Academy of Dermatology and Venereology analisou 575 usuários de GLP‑1 e comparou com 1.300 participantes que não os utilizavam. Os resultados mostraram:

  • 66% dos usuários relataram alguma alteração nas unhas, contra 53% do grupo controle.
  • 39% dos usuários apresentaram descolamento das unhas, enquanto apenas 9% do controle.
  • 46% dos usuários tiveram alterações de coloração, em comparação com 17% do controle.

Estudo sobre cabelo e couro cabeludo

O mesmo grupo investigou a saúde capilar. Metade dos usuários de GLP‑1 relatou queda de cabelo incomum, em contraste com 34% do controle. A perda de volume ou densidade capilar foi observada em 42% dos usuários, versus 19% do grupo não‑tratado. Também houve maior incidência de coceira, vermelhidão e descamação do couro cabeludo.

Limitações e recomendações

Os estudos são observacionais e dependem de relatos subjetivos, não provando causalidade. Além disso, a pesquisa ainda não passou por revisão por pares e contou com apoio de laboratórios dermatológicos. Por enquanto, não há motivo para interromper o tratamento, mas alterações persistentes devem ser avaliadas por um médico ou dermatologista.

📰 Leia a notícia completa em: Gizmodo »

⚖️ Direitos Autorais: Este site utiliza conteúdo agregado automaticamente de fontes públicas. Todas as imagens possuem crédito e fonte indicados conforme exigido pela legislação brasileira de direitos autorais (Lei 9.610/98).